A Piracantha é um arbusto extremamente resistente que floresce abundantemente a partir do início da primavera produzindo frutos que durarão até o inverno. Seus pequenos frutos vermelhos, amarelos ou laranjas são pequenas bagas que demoram cerca de dois meses para amadurecerem. Sua Floração intensa e a cor lustrosa de seus frutos combinados a seu tronco com tonalidade prateada formam um conjunto estético lindo, tornando-se muito popular no mundo do bonsai. A Piracantha angustifolia é procedente da china e a Piracantha coccinea que é européia, essas são as variedades mais conhecidas.
INSOLAÇÃO:
A Piracantha gosta muito de luz, mas não deve ser exposto ao sol forte no verão. No verão necessita de um local bem iluminado, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. Já em outras estações pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido. A exposição da Piracantha ao sol é indispensável para sua floração e a frutificação.
REGA:
Como a maioria das plantas frutíferas, a Piracantha é uma planta com consumo elevado de água, mas com a particularidade de não gostar de solos muito encharcados. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra da Piracanta somente quando esta já estiver com a superfície seca. Outra maneira de se evitar estes fungos é a de usar uma mistura de solo arenosa.
ADUBAÇÃO:
O período para se adubar a Piracantha é em sua época de crescimento, ou seja, desde quando a mesma estiver iniciando a brotação na primavera até o inicio do outono. Evite adubar em períodos de floração intensa. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo ( P ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ( na primavera ) ou sólidos na terra ( no outono ). Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....). Melhores épocas para a adubação da Piracanta é o Início da Primavera e do Outono. A Piracantha não deve ser adubada antes de um mês de seu transplante.
TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):
A Piracantha necessita um solo com boa drenagem. A mistura aconselhada é de 50% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 25% de condicionador de solo industrial e 25 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). Na troca de terra podar no máximo 35 % das raízes.Deve-se providenciar a troca de terra da Piracantha Anualmente ou a cada dois anos, normalmente no final do inverno ou inicio da primavera quando inicia sua brotação intensa. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. Nunca lavar as raízes.
PODA:
A poda de manutenção da Piracantha pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Piracantha brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem, Graças a sua brotação intensa, podas drásticas. É muito importante a manutenção na limpeza das folhas e flores ressecadas. O corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes ou galhos novos em competição com galhos maiores já existentes devem também ser eliminados. Podar várias vezes ao ano para manter a forma original.
ARAMAÇÃO:
A Piracantha é uma planta de fácil modelação simplesmente com podas freqüentes, se for preciso aramar, faça preferivelmente em períodos de calor. Os arames podem permanecer na árvore por até seis meses, mas nunca deixe que eles façam marcas na casca. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.
DOENÇAS E PRAGAS COMUNS:
A Piracantha é uma planta muito resistente, mas pode ocorrer ataques de fungos que podem ser tratados com a moderação na rega, retirada com uma escova e fungicida. Ataques de pulgão ou cochinilhas podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais.
Bonsai Borússia
Em frente ao mirante do morro da Borússia N120051 99551469