Pinheiro

15-12-2010 17:28

A família dos Pinus é composta de mais de 80 espécies diferentes, sendo que quase em sua totalidade são originárias do hemisfério norte em zonas montanhosas. Suas folhas tem forma de agulhas para facilitar o escoamento da neve no inverno e características diferentes conforme a espécie: Duresa, Cor, Comprimento, Textura. Seu tronco tem textura muito rugosa e impressionante. Tanto a casca de seu tronco, ramos e folhas possuem uma resina muito densa com função cicatrizante e defensiva contra ataques de pragas. Os cuidados com os Pinus no geral são muito semelhantes ao do Pinheiro Negro Japonês que é uma espécie das mais tradicionais no cultivo de bonsai. Os Pinus precisam ser cultivados a pleno sol, sem nada que possa fazer qualquer sombra durante todo o período do dia.
Alguns exemplos de Pinus mais conhecidos são: Pinus aristata, Pinus mugo, Pinus nigra, Pinus parviflora, Pinus sylvestris, Pinus pentaphylla...
O Pinheiro Negro pode alcançar até 25 metros e viver mais do que dez mil anos. Suas agulhas de coloração verde musgo proporcionam uma estética diferenciada da maioria dos bonsai.

 

INSOLAÇÃO:

Os Pinus precisam de sol durante todo o período do dia.
Deve-se dar atenção especial ao Pinheiro Negro no inverno. Devido a sua origem japonesa, ele está acostumado a invernos rigorosos. Por isso, deveremos deixá-lo ao tempo no mais intenso frio.

 

REGA:

Na primavera e outono somente regar os Pinus quando a superfície da terra estiver seca. No Verão regue todos os dias. Reduzir a rega quando começar a chegar as estações de frio. No inverno o consumo de água é moderado, tome cuidado para não exagerar, umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar a morte do bonsai se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável  regar com moderação  e usar uma mistura de solo arenosa.

 

ADUBAÇÃO:

Os adubos mais indicados para o Pinus é o orgânico de decomposição lenta. Este deverá ser aplicado na primavera e o outono, sempre quando o bonsai estiver saudável. Os adubos mais indicados são os ricos em Nitrogênio. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....).

 

TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):

Deve-se providenciar a troca da terra dos Pinus a cada cinco anos, no Inverno, cortando-se de um terço a metade das raízes, eliminando as raízes mais velhas e grossas. Nunca lavar as raízes e proteger borrifando suas folhas constantemente até três semanas após seu transplante. A mistura aconselhada é de 80% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 10% de condicionador de solo industrial e 10 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm).

 

PODA:

A poda dos Pinus é extremamente técnica. O inexperiente deve saber que os Pinus devem ser religiosamente podados todos os anos em épocas adequadas, desde jovens, para que se tenha uma estrutura de galhos bem ramificados, folhagem mais densa e agulhas com menor comprimento. É praticamente impossível a recuperação de podas atrasadas dos Pinus.
A brotação das velas ou gemas (onde brotarão as agulhas) acontece no geral no início da primavera e se distinguem em brotações de uma ou em grupos de duas ou três velas. A poda correta dessas velas é o que vai proporcionar um bonsai mais ramificado e com a folhagem mais densa. Essa poda deve seguir alguns critérios que dependerá da espécie do Pinus:
Pinus de brotação de uma vela: Cortar cerca de 2/3 do tamanho da vela desenvolvida antes da brotação das agulhas. O resultado será agulhas mais curtas e pontiagudas.
Pinus de brotação de duas velas: Cortar cerca de 2/3 do tamanho da vela maior e uma semana depois cortar 2/3 da vela menor. O resultado será que as velas vão se igualar no tamanho e suas agulhas ficarão menor e mais equilibradas.
Pinus de brotação de três velas: Cortar cerca de 2/3 do tamanho da vela menor. Após uma semana cortar 2/3 da vela de tamanho mediano. Após mais uma semana cortar 2/3 da vela maior. O resultado será que as velas vão se igualar no tamanho e suas agulhas ficarão menores e regulares.
A poda das agulhas do Pinus acontece principalmente no outono onde devemos corrigir a silhueta da árvore retirando o excesso de agulhas. A poda das agulhas velhas favorece a brotação de novas com coloração mais viva, alem disso as novas realizam a fotossíntese com mais eficiência. Já no inverno algumas agulhas do Pinus
tem a tendência a se queimarem, retire-as pois estas atrapalham a ventilação e a insolação das folhas saudáveis.
A poda de galhos mais grossos ou estrutural deve ser feita somente no inverno.

 

ARAMAÇÃO:

Os arames são colocados no bonsai por um certo tempo que dependerá da espécie da árvore. Durante esse tempo a casca da árvore cresce na posição pré-determinada e endurece, permitindo transformações estéticas importantes. Por ser um processo prático é necessário um certo treinamento para que possamos nos aprimorar. Os arames são colocados em espiral nos galhos e troncos, de maneira geral devemos primeiramente travar o arame no tronco ou em algum galho grosso e em seguida "enrolar" o arame no galho que se pretende modelar. Não devemos apertar demais para não deixar marca na casca do bonsai. O ideal é que o arame fique relativamente frouxo. Como os ramos engrossam devido ao seu crescimento, devemos tirar o arame antes que se crave na casca. Pode-se usar qualquer arame, preferivelmente o arame de alumínio, que é mais flexível e resistente. A grossura do arame dependerá da força necessária para se vergar o ramo. Não esqueça que é de suma importância que os arames não deixem marcas na casca, se for o caso proteger a casca com ráfia.

 

DOENÇAS E PRAGAS COMUNS:

O Pinus é uma planta muito resistente, mas raramente pode ocorrer ataques de fungos que podem ser tratados com fungicidas brandos moderação na rega.

 

 

Contacto

Bonsai Borússia

ricas@terra.com.br

Em frente ao mirante do morro da Borússia N120
Osório, RS
Caixa Postal 269.

051 99551469

Procurar no site

Obrigada pela sua visita, aguardamos seu contato.

Crie o seu site grátisWebnode