Ginkgo Biloba

15-12-2010 13:14

Arvore caduca ( Caem as folhas no inverno ) muito resistente, uma das mais antigas do mundo, é datada sua origem de mais de 200 milhões de anos. Seu encanto principal é quando no outono suas folhas mudam da coloração verde para amarela clara, permanecendo assim por poucos dias até que todas suas folhas caiam. A nova brotação ocorrerá em meados da primavera. Em estado natural esta arvore pode atingir  cerca de 30 metros de altura.  Existe  o Ginkgo masculino e o feminino, este ultimo possui  folhas com vinco mais profundo e demoram mais para amarelar suas folhas no outono.

 

INSOLAÇÃO:

O Ginkgo é uma árvore extremamente resistente, mas deve ser colocado em locais onde possam receber sol diretamente em suas folhas na maior parte do dia.  No verão necessita de um local bem iluminado, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. Já em outras estações o Ginkgo deve ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido. Protegê-lo das geadas.

 

REGA:

Deve-se regar os Ginkgo diariamente em períodos de calor. Sua rega deve ser feita com cuidado para se molhar toda a terra do vaso. Apesar do Ginkgo gostar de sua terra sempre úmida, devemos tomar cuidado para não regá-lo em demasia, regando novamente somente quando a superfície da terra estiver seca.

 

ADUBAÇÃO:

O Ginkgo prefere ser adubado com adubos orgânicos de decomposição lenta e químicos ricos em Nitrogênio ( N ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão de adubos químicos, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....). As Melhores épocas para a adubação do Ginkgo são:Primavera e Outono.

 

TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):

A troca de terra do Ginkgo deve ser feita a cada DOIS ou TRÊS anos, preferencialmente na primavera após o início da brotação foliar. Pode até um terço das raízes. A  mistura aconselhada é de 50% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 30 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). Na troca de terra podar no máximo 50 % das raízes. Nunca lavar as raízes.

 

PODA:

A poda de manutenção do Ginkgo pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno.  O Ginkgo brota em meados da primavera, suporta muito bem podas drásticas no inverno.

 

 

 

ARAMAÇÃO:

Normalmente a formatação do Ginkgo é feita somente por poda simples com tesoura, mas não impede a possibilidade de ser aramado com sucesso. Deve-se aramá-lo no Outono. A poda de ramos deve ser feita na Primavera. Podar os ramos desnecessários. Corte os ramos deixando-os com um terço de seu comprimento. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

 

DOENÇAS E PRAGA COMUNS:

Geralmente o Ginkgo não tem problemas com pragas. Ataques de pulgão ou cochinilhas podem ocorrer,  estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debilitação do bonsai.

Contacto

Bonsai Borússia

ricas@terra.com.br

Em frente ao mirante do morro da Borússia N120
Osório, RS
Caixa Postal 269.

051 99551469

Procurar no site

Obrigada pela sua visita, aguardamos seu contato.

Crie o seu site grátisWebnode