Arbusto de folha perene, que floresce abundantemente a partir de setembro ( início da primavera ) e permanece com flores durante todo o período de calor. Suas flores são pequenas e brancas em forma de estrela. Algumas sub-espécies produzem frutos pequenos que ao amadurecer adquirem uma bonita cor vermelha. Suas folhas possuem uma cor verde escura muito brilhante e são pequenas. É uma das melhores espécies para quem tem pouca incidência de luz solar direta.
INSOLAÇÃO:
Qualquer bonsai deve receber sol diretamente em suas folhas. A Carmona é uma planta muito sensível ao frio, normalmente seu crescimento se paralisa em temperaturas abaixo de 18oC. Quando a temperatura estiver abaixo de 10oC, devemos protegê-la colocando-a em locais onde o vento frio não a atinja. O frio passando esta deve retornar ao local apropriado para que tome sol diretamente sobre suas folhas. Devemos colocá-la em local onde a mesma possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte ( antes das 10:00 hs e depois das 16:00 hs ). A exposição da Carmona ao sol favorece a floração e a frutificação.
REGA:
Há duas coisas que precisamos saber para regar um bonsai: Como e com que frequencia.
Regar um bonsai é molhar toda a terra que esta dentro do vaso. Coloque água por cima da terra em toda a superfície até que esta comece a sair por baixo nos orifícios do vaso.
No Calor pode-se molhar também a copa e Galhos.
Já a frequencia dependerá principalmente do tamanho do vaso e das condições climáticas como temperatura e umidade do ar.
Cuidado com os extremos: Em dias de muito calor (acima de 30oC) regue duas vezes ao dia. Em dias de muito frio (abaixo de 15oC) regue a cada dois dias.
Vale muito nossa "observação constante", tanto do clima quanto da umidade da terra. A verificação da umidade da terra pode ser feita facilmente tocando-se a terra com os dedos.
Como a maioria das plantas frutíferas, a Carmona é uma planta com consumo elevado de água, mas com a particularidade de não gostar de solos muito encharcados. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos, estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra da carmona somente quando esta já estiver com a superfície seca.
ADUBAÇÃO:
As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. Como os bonsai vivem em vasos pequenos, a árvore poderá consumir todos os nutrientes da terra depois de um tempo, teremos então que ir repondo estes nutrientes por meio de adubos. É preciso adubar principalmente nas épocas de grande crescimento das plantas e esta adubação deve ser feita sem exageros. É muito melhor adubar em pequenas quantidades com maior freqüência do que fazê-lo esporadicamente em grandes quantidades.
Para principiantes sugerimos uma adubação muito simples usando TORTA DE MAMONA e FARINHA DE OSSO, que são facilmente encontrados em supermercados.
Use sempre as dosagens recomendadas. Caso não haja indicação para dosagens referente ao bonsai, use metade da dose recomendada para vasos pequenos.
Já uma adubação melhor e mais balanceada pode ser conseguida facilmente com produtos de boa qualidade encontrados em lojas especializadas. Siga sempre uma orientação profissional.
O período para se adubar a Carmona é em sua época de crescimento, ou seja, desde quando a mesma estiver iniciando a brotação na primavera até o inicio do outono. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo ( P ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ( na primavera ) ou sólidos na terra ( no outono ). Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....).Melhores épocas para a adubação da Carmona: Início da Primavera e do Outono. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.
TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):
As raízes de um bonsai vão crescendo e podem ocupar a totalidade do espaço do vaso, expulsando lentamente o solo que ali existia. Por isso periodicamente devemos reduzir o volume de raiz dentro do vaso através de poda. Nesse mesmo processo aproveitamos para também trocar parte do solo que já não oferece todas as características para um bom desenvolvimento do vegetal. Felizmente este processo demora anos mas não devemos esquecê-lo enquanto estivermos cultivando qualquer planta que esteja confinada.
Na troca de terra podar no máximo 40 % das raízes. Deve-se providenciar a troca de terra da Carmona a cada dois anos, normalmente no principio da primavera. Nunca lavar as raízes.
A Carmona não gosta de terra calcária, bem como não podemos exagerar em matéria orgânica, pois esta acumula muita água.
PODA:
A poda de manutenção da Carmona pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Carmona brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem, Graças a sua brotação intensa, podas drásticas. É muito importante a manutenção na limpeza das folhas e flores ressecadas. O corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes ou galhos novos em competição com galhos maiores já existentes devem também ser eliminados.
ARAMAÇÃO:
A Carmona é uma planta de fácil modelação simplesmente com podas freqüentes, se for preciso aramar, faça durante o período de calor, aramar no inicio do Verão e retirar os arames em meados do Outono. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.
DOENÇAS E PRAGAS COMUNS:
A Carmona é uma planta muito resistente, mas pode ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais.Também pode ocorrer ataques de fungos deixando as folhas meladas, estes podem ser tratados impedindo que as folhas do bonsai seja borrifado com água e com aplicação de fungicidas brandos achados facilmente em lojas de Jardinagem.
Bonsai Borússia
Em frente ao mirante do morro da Borússia N120051 99551469