Arbusto baixo e bastante ramificado procedente da china e regiões do mediterrâneo. Suas folhas são pequenas arredondadas e possuem a coloração verde escura. Em clima frio suas folhas ficam vermelhas no inverno. Florescem na primavera e produzem frutos arredondados.
Sub-espécies usadas comumente são:harlandii, microphylla...
INSOLAÇÃO:
O Buxinho pode ser colocado em ambientes internos onde possuam muita claridade. Mas se possível periodicamente deve passar temporadas no verão em locais onde o sol possa incidir sobre suas folhas, isso pode ser conseguido colocando-o em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. Vento: Não suportam bem ventos.
REGA:
O buxinho gosta muito de água, a rega deve ser abundante, mas devemos esperar a terra secar para regar novamente. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra do buxinho somente quando esta já estiver com a superfície bem seca.
ADUBAÇÃO:
O Buxinho pode ser adubado com adubos orgânicos de decomposição lenta e químicos ricos em Nitrogênio ( N ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão de adubos químicos, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 10-10-10 ou 10-05-10. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....).
As Melhores épocas para a adubação do Buxinho vai desde o Início da Primavera ao fim do Outono. No inverno adubar com mais moderação.
TROCA DE TERRA (TRANSPLANTE):
O buxinho suporta bem a terra calcária, devemos evitar solos demasiadamente secos, bem como não podemos exagerar em matéria orgânica, pois esta já acumula muita água. O buxinho gosta de terra com boa drenagem, a mistura aconselhada é de 50% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 30 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm. Na troca de terra podar no máximo 50 % das raízes. Nunca lavar as raízes.
PODA:
A poda de manutenção do buxinho pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja sua melhor forma é a forma da copa triangular. Outra maneira de basear sua poda é podar os galhos (finos). As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno.
ARAMAGEM:
O Buxinho pode ser aramado em qualquer época do ano, preferivelmente na primavera. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.
DOENÇAS E PRAGAS COMUNS:
O Buxinho é uma planta muito resistente, mas pode ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Podem ocorrer ataques de fungos em forma de pó branco sobre as folhas, estes podem ser tratados impedindo que as folhas do bonsai seja borrifado com água e com aplicação de fungicidas brandos achados facilmente em lojas de Jardinagem.Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debilitação do bonsai.
Bonsai Borússia
Em frente ao mirante do morro da Borússia N120051 99551469